Exposição "Intermitências Humanas" de Lina Carvalho

Exposição "Intermitências Humanas" de Lina Carvalho

Cultura
19 Jun - 24 Jul 2021 16:00
Estará patente no Museu Municipal de Espinho, de 19 de junho a 24 de julho, a exposição "Intermitências Humanas", da artista plástica Lina Carvalho. 
A artista foi a vencedora do Grande Prémio da Bienal de Arte de Gaia em 2021, que atribuiu o principal galardão à obra "Faith" (2020), de técnica mista sobre papel.

Sinopse
Olhar e pensar o humano é uma tarefa complexa mas, bela. Pois é uma fonte infinita. A nossa capacidade criativa e de reinvenção distingue-nos do resto da vida animal.
Alguns dos meus trabalhos cristalizam simbolicamente alguns pormenores do que nos define. Tanto positivamente como pelo contrário. No Mito da Caverna de Platão, sempre actual, questiono o fato de o ser humano, por comodismo, afastar-se do intelecto. Hoje, na era da informação global, o conhecimento parece ser cada vez mais superficial…
Em KHRONOS o espaço-tempo é gerido por uma máquina sem dimensões.
ANTÍGONA, exemplo de resistência feminina e humana as adversidades.
Com METAMORFOSE, a reflexão é sobre o engenho humano e a sua capacidade de reconstrução.
NO LIMIAR DA RAZÃO, DOS SONHOS E, DA VAIDADE, transporto a reflexão para dicotomias como à razão e a loucura; o real e à fantasia; e o dilema muito actual "saúde ou aparência” (nem sempre se opõem... mas a tirania da imagem muitas vezes prejudica a primeira).
Finalmente, em FAITH II questionei-me sobre a esperança e a fé (em nos), características específicas da nossa espécie. Elas alimentam à nossa capacidade de resiliência. Abrem novos horizontes e consequentemente novas vivências.

Lina Carvalho