Exposição internacional de arte_correio MAILART.PT #002

31 Mai 2021 - 31 Jul 2021 10:00
"MAILART.PT" é uma Mostra internacional rotativa de arte_correio e suas derivações patente do Fórum de Arte e Cultura de Espinho, curada pelo artista Monsenhor enVide neFelibata da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Esta Mostra é renovada ao dia 31 de cada mês e apresenta uma seleção das obras mais representativas do seu género e de afamados artistas.
O objetivo deste projeto é promover e elucidar o público sobre esta forma de arte através de uma forte vertente pedagógica.
A rotatividade das obras permite a revisitação e a criação de renovadas coleções confrontando artistas e épocas. Este acervo é também mantido atualizado em formato digital na plataforma www.mailart.pt e pretende vir a ser um objeto de estudo da evolução de novas linguagens plásticas destes autores e das suas carreiras artísticas, dentro do género que é a arte_correio.

O artista selecionado para a terceira edição desta Mostra é Jon Foster (USA).

Críticas
"Jon Foster é assim um mastermind da cultura pop subversiva da arte_correio... se é que isso possa ser usado como definição de um género artístico ou mesmo de um artista. Jon Foster é todavia esse mesmo mastermind sem grande dúvida.
Receber um único subscrito deste artista equivale a receber uma obra composta por diversos elementos, ao bom estilo de alguns dinossauros dos primórdios da arte_correio, criados em múltiplos, essencialmente a partir da replicação por impressão a laser.
No seu depoimento de 2019 intitulado "Jon Foster 10 Years of Mail-Art", ele debate que "No one likes add and passes but everyone makes them." e Jon Foster não podia ser Jon Foster sem os seus imensos projetos de Add & Pass que circulam nas nossas caixas de correio."

- Monsenhor enVide neFelibata / MAIO 30, 2021 / Portugal