Inauguradas exposições de Cabral Pinto e Lauren Maganete

Inauguradas exposições de Cabral Pinto e Lauren Maganete

Comemorações dos 75 anos de Cabral Pinto
No passado sábado dia 18 de junho, foram inauguradas, nas galerias do Museu Municipal de Espinho, as exposições do pintor Cabral Pinto (Cabral Pinto — 75 anos) e de Lauren Maganete (2121 — retrospetiva ou talvez não), no 75.º aniversário de Cabral Pinto.

Nascido em Espinho, o autor apresenta uma exposição com olhar o tempo no futuro que passa uma exposição de caráter antológico que, não sendo uma retrospetiva fechada, propõe um olhar reflexivo sobre a produção artística pessoal de mais de cinco décadas. A proposta expositiva organiza-se em torno de quatro núcleos relativamente autónomos — obras iniciais e da juventude/ obra gráfica / obras da maturidade e da atualidade / e projeto as Burkas. O conjunto das obras em exposição remete-nos para o mundo criativo do autor, onde a unidade estética da obra apresentada nos revela um criador exigente cujas referências representativas / figurativas se inscrevem de um modo original no universo plástico do expressionismo/abstracionismo lírico.

Já Lauren Maganete, com a sua exposição de fotografia, fascina por cada instante que partilha com a objetiva que a acompanha em permanência, numa dádiva de construção de uma identidade e interioridade que comunica connosco, impune e transversalmente em temperamento que não cessa de transgredir… amando. Nessa paixão que nos contagia, fala-nos de si e da sua permanente viagem… porque ela é de permanência… mas em contínuo movimento. A sua fotografia e a simplicidade do todo, do conjunto, do percurso no quotidiano que não esgota. O compromisso com os passos que esbarram permanentemente com os seus "flashes”.

As exposições estão patentes até dia 2 de setembro.