Arte_correio e arte_por_correio

Este projeto surge de uma parceria do Serviço Educativo do Museu Municipal com a plataforma MAILART.PT, a YZONK e o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.
Consta de exposições internacionais e regulares de arte_correio que decorrem no museu e na biblioteca, bem como de um ciclo de oficinas para turmas e famílias ao longo de todo o ano em ambos os espaços.

O objetivo deste projeto, intitulado "AQUI, 'AQUI", é elucidar o público sobre esta forma de arte através de uma forte vertente pedagógica.

A Gravura e a criação de múltiplos na arte_correio
Oficina de xilogravura por Maria Afonso
Disponível online AQUI.

CORTA CORTA TESOURINHA
26 de setembro de 2020 e 10 de outubro de 2020
Oficina de aproximação à colagem para crianças e famílias.
Nesta oficina foram explorados materiais e técnicas de expressão plástica usados nas colagens e outras técnicas "fora da caixa", com recurso a imagens do arquivo fotográfico do Museu Municipal de Espinho na realização de alguns dos desafios.

Raider técnico da oficina disponível AQUI.

Oficina Monopostal
18 de janeiro de 2020
oficina por Migvel Tepes

A monotipia na sua vertente artística permite ter uma expressão singular nas imagens criadas pelo fato de nunca serem fielmente reproduzidas. A arte_correio em muitos dos casos, senão na sua maioria, também vive da singularidade de cada obra realizada, carimbada, transportada, etc.
A proposta desta oficina passa pela execução de dois exercícios, um primeiro onde se irá testar o resultado de uma impressão monotípica na rosto do suporte e um segundo no verso onde se idealiza toda a imagem gráfica incluindo dados para envio da obra por correio.
Nesta oficina, foram criados objetos artísticos como propósito de serem remetidos a convocatórias, exposições e artistas internacionais.