Arte_correio e arte_por_correio

Este projeto surge de uma parceria do Serviço Educativo do Museu Municipal com a plataforma MAILART.PT, a YZONK e o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.
Consta de exposições internacionais e regulares de arte_correio que decorrem no museu e na biblioteca, bem como de um ciclo de oficinas para turmas e famílias ao longo de todo o ano em ambos os espaços.

O objetivo deste projeto é elucidar o público sobre esta forma de arte através de uma forte vertente pedagógica.


________________

Um dia de arte_correio no Museu
21 de agosto de 2021

Nesta oficina, os participantes realizaram exercícios de desconstrução do desenho, no sentido de criar obras de arte_correio com a temática "As Batalhas de Flores em Espinho".
Para além do desenho, explorou-se a cor, as texturas, o recorte e a composição.
Foram criadas 7 obras de arte_correio pelas famílias, que estarão expostas de 31 de agosto a 31 de outubro na mostra "AQUI, AQUI - arte_correio de crianças e para crianças", na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.


________________

A Gravura e a criação de múltiplos na arte_correio
Oficina de xilogravura por Maria Afonso
Disponível online AQUI.


________________

CORTA CORTA TESOURINHA
26 de setembro de 2020 e 10 de outubro de 2020
Oficina de aproximação à colagem para crianças e famílias.
Nesta oficina foram explorados materiais e técnicas de expressão plástica usados nas colagens e outras técnicas "fora da caixa", com recurso a imagens do arquivo fotográfico do Museu Municipal de Espinho na realização de alguns dos desafios.

Raider técnico da oficina disponível AQUI.




________________

Oficina Monopostal
18 de janeiro de 2020
oficina por Migvel Tepes

A monotipia na sua vertente artística permite ter uma expressão singular nas imagens criadas pelo fato de nunca serem fielmente reproduzidas. A arte_correio em muitos dos casos, senão na sua maioria, também vive da singularidade de cada obra realizada, carimbada, transportada, etc.
A proposta desta oficina passa pela execução de dois exercícios, um primeiro onde se irá testar o resultado de uma impressão monotípica na rosto do suporte e um segundo no verso onde se idealiza toda a imagem gráfica incluindo dados para envio da obra por correio.
Nesta oficina, foram criados objetos artísticos como propósito de serem remetidos a convocatórias, exposições e artistas internacionais.