Peça do Mês

O Museu Municipal de Espinho (MME) possui no seu acervo várias peças das coleções da antiga fábrica de conservas Brandão, Gomes & C.ª, da Arte-Xávega e de algumas unidades hoteleiras e indústrias de Espinho, que provêm de doações. A "Peça do Mês", é mais um motivo de descoberta das coleções do MME, sendo esse o sentido que damos ao nosso património cultural concelhio.

PEÇA DO MÊS | fevereiro de 2021

CONSERVA DE PICKLES EM VINAGRE 
NÚMERO DE INVENTÁRIO: MME-01-0538
MATÉRIAS: VIDRO/PAPEL/CORTIÇA
DIMENSÕES: 150X68 mm

A conserva de pickles, produto tipicamente inglês, mereceu um tratamento especial por parte da Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & Ca. Lda., com os seus administradores a contratarem em 1901 o especialista William Jones, que veio de Inglaterra para Espinho propositadamente para o fabrico dessa conserva. De acordo com os catálogos dos produtos, os pickles Brandão, Gomes eram confecionados com vegetais em puríssimo vinagre de cevada e com condimentos escolhidos. A mostarda foi outro dos condimentos utilizados na confeção deste esmerado produto.  Em 1905 os formatos dos frascos e dos meios frascos, com rolhas de cortiça, variavam entre o redondo e o quadrilongo, e a publicidade ao produto aconselhava os consumidores a guardarem os frascos de pickles em lugar fresco e de pouca luz, sem o invólucro de papel. A luz tirava ao conteúdo a sua cor primitiva, dando-lhe um aspeto menos agradável.

PEÇA DO MÊS | janeiro de 2021

CADERNO DE CÁLCULOS Nº1 DA FÁBRICA DE CONSERVAS BRANDÃO, GOMES & Cª Lª 
NÚMERO DE INVENTÁRIO: MME-01-0021 
DIMENSÕES: Comprimento 170mm; Largura 130mm; Espessura 30mm  

Caderno produzido pela firma Araújo & Sobrinho, Sucursal fundada por Manuel Francisco Araújo no ano de 1829, na cidade do Porto (ainda em atividade, sendo das papelarias mais antigas de Portugal), com o nº de referência 2253 na data de 3 de dezembro de 1920.  
Caderno de capa dura, lombada e cantos de cor dourada e centro de cor bordeaux. Ostenta ao centro um "selo” de cor vermelho debruado a dourado onde se pode ler "CALCULOS, Nº1, Brandão Gomes & Cª Lª Espinho”, com 128 páginas. 
As páginas estão divididas em cabeçalho com linha de cor azul, uma linha de cor vermelha e 26 linhas de cor azul, sendo divididas em 2 colunas por uma linha de cor vermelha. A Coluna da esquerda é usada para observações e a da direita para cálculos gerais. 
Neste caderno estão descriminados todos os cálculos realizados pela empresa Brandão, Gomes & Cª Lª, para chegar ao preço médio final de uma lata de um determinado produto. Aqui são calculados a quantidade/preço de matéria prima, o tempo (custo hora) para realizar cada fase no processo de laboração, assim como o número de operários/custo necessários para cada fase do processo de laboração de cada produto. A soma de todos estes cálculos determinava o custo médio de cada produto.