Dia Int. Museus


O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM, e comemorado anualmente no dia 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural. O tema deste ano, "Museus, Educação e Investigação”, sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística. O dia apela a um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo. Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias. Da arte e da história à ciência e à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo.

Dia 17 de maio

11h00/16h00 - Visitas orientadas às exposições permanentes do Museu e à Praia da Arte-Xávega. O papel educacional das coleções permanentes do Museu Municipal de Espinho. 
público-alvo: público em geral


Dia 18 de maio

10h30 - Oficina "Máquinas PictorioActivas”, por João Sá
local: sala norte/ poente do FACE
público-alvo: público em geral

11h00 – Workshop "O Mar não tem Limites”, por Isa Magalhães. Consiste na pintura de objetos recolhidos das praias de Espinho (papel, tecido, plástico, etc.), durante as ações de limpeza realizadas por alunos do concelho.
local: sala norte/ poente do FACE
público-alvo: público em geral

11h30 – Visita orientada à exposição permanente do Museu Municipal com conversa sobre o tema "Museu para a Educação e Investigação”. 
público-alvo: público em geral

15h00 - Oficina "Máquinas PictorioActivas”, por João Sá
local: praça do mar
público-alvo: público em geral

15h30 - Visita orientada à exposição permanente do Museu Municipal com conversa sobre o tema "Museu para a Educação e Investigação”. 
público-alvo: público em geral

16h00 - "As Canções da Beira-Mar” – atuação das Rusgas de S. Pedro e O Mar é Nosso. 
público-alvo: público em geral

17h00 - Grãos de Areia - Teatro de Sombras. Espetáculo seguido de conversa sobre o processo de investigação e conceção da peça. 
público-alvo: público em geral




O Museu Municipal de Espinho celebra o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de iniciativas que visam a salvaguarda e a promoção da Arte-Xávega. As atividades decorrem entre os dias 15 e 20 de maio de 2023 para públicos diversos.
Marcações | +351 227 326 258 | museu.municipal@cm-espinho.pt


O Museu Municipal de Espinho celebra o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de iniciativas que visam a salvaguarda e a promoção da Arte-Xávega. As atividades decorrem entre os dias 18 e 21 de maio de 2022 para públicos diversos.
Marcações | +351 227 326 258 | museu.municipal@cm-espinho.pt




O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, assinala-se desde 1977, por iniciativa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM).
Anualmente, neste dia, os Museus preparam um conjunto de atividades e eventos associados a um tema definido pela instituição fundadora.
Para 2021, o tema estabelecido foi "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar".

O Museu Municipal de Espinho tem vindo a assinalar anualmente esta data, através de eventos como o "Conservas ao Quadrado", o lançamento da publicação "Jornal da Real Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & Ca." e oficinas do Serviço Educativo relacionadas com o património e história local.


Ao longo do mês de maio, vão decorrer diversas atividades educativas no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.


O Museu Municipal de Espinho vai promover um encontro de artistas, no âmbito da 6.ª Bienal Internacional de Arte de Espinho, no dia 15 de maio de 2021 às 16h, nas galerias Amadeo de Sousa-Cardozo.
A moderação estará a cargo de Helena Mendes Pereira.
O evento contará com um momento de performance artística protagonizado pela Academia de Dança de Espinho.

No seguimento das diretrizes sugeridas pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a temática selecionada pela equipa da Divisão de Cultura da C. M. E. em conjunto com a BiblioLab para as atividades educativas foi "(RE)imaginar o nosso mar - as três espécies mais pescadas na costa de Espinho".

Serão lançados no BiblioLab vídeos informativos e um quizz que poderão ser utilizados como recursos pedagógicos.
No dia 18 de maio, irão decorrer visitas guiadas às exposições permanentes e sessões de contos (por marcação).
A comunidade será ainda incentivada a participar na construção de uma instalação artística no gradeamento a poente do Museu Municipal de Espinho/ FACE. Os recursos necessários para a participação encontram-se disponíveis aqui.
Os recursos educativos estarão disponíveis nas datas assinaladas em BiblioLab.pt.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a comunidade espinhense foi convidada a participar na criação de um cardume de centenas de cavalas, carapaus e sardinhas com materiais reutilizáveis e decorados com lixo recolhido nas praias.

Aderiram a esta iniciativa o Centro Comunitário da Ponte de Anta, a CERCI Espinho, a Escola Básica de Anta, a Escola Básica de Silvalde, a Escola Básica de Paramos, a Escola EB2/3 Sá Couto, a Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, a EB1 de Espinho n.2, a EB1 de Espinho n.3, a Escola de Bailado Isabel Lourenço, a Santa Casa da Misericórdia de Espinho, a Oficina das Artes Laura Bártolo, e a Palavraria.

Inicialmente prevista para o gradeamento exterior poente do Museu Municipal de Espinho/ FACE, esta instalação artística foi sendo montada ao longo da semana de 17 a 21 de maio em vários locais no interior do FACE, onde poderá ser explorada até ao dia 4 de setembro.

Para além desta atividade, foram ainda lançados em BiblioLab.pt vídeos informativos e um quizz, que poderão ser utilizados pelos professores e educadores como recursos pedagógicos. Os vídeos podem ser visualizados aqui e o quizz aqui.