Cultura & Património

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio, celebrou-se o Dia Internacional dos Museus, uma data especial dedicada à valorização e promoção dos museus, este ano, com o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) - "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".
Para comemorar esta ocasião especial, o Museu Municipal de Espinho preparou uma programação diversificada, repleta de atividades para o público em geral. De 15 a 20 de maio, os visitantes participaram em visitas guiadas às exposições permanentes do museu, mergulhando nas ricas histórias que elas revelam.
Grupos de pessoas viram a peça de Marionetas "Grãos de Areia", atividade que desperta o interesse para o património local.
No dia 20 de maio, o Museu Municipal de Espinho promoveu um percurso orientado ao Castro de Ovil e à Lagoa de Paramos, com uma descrição fascinante da fauna e flora. Os participantes desfrutaram desta experiência única de bicicleta, desde o Museu passando pelo Castro e terminando na Lagoa.
E para encerrar a programação em grande estilo, a tarde foi de animação no FACE, onde o público teve a oportunidade de presenciar a atuação das Rusgas de S. Pedro, do grupo "O Mar é Nosso" e da Associação Espinho e Mar a Cantar. Foi uma tarde repleta de música e cultura, com o espetáculo "O Mar e o Cancioneiro Vareiro", que encantou o público e colocou toda a gente a cantar e a dançar.
Esta celebração do Dia Internacional dos Museus em Espinho reforça o compromisso da Câmara Municipal com a preservação do património histórico e cultural, além de destacar a importância dos museus como espaços de aprendizagem.