Fábrica de Papel Ponte Redonda

Patente entre 5 de novembro e 31 de dezembro de 2011.

Fundada em 1848, por José de Almeida de Moreira Pinto, Senhor da Casa da Ponte Redonda, a Fábrica de Papel Ponte Redonda situa-se na freguesia de Silvalde, concelho de Espinho. Manteve-se na posse dos descendentes de José Moreira Pinto até 1923, data em que foi arrendada aos atuais proprietários, oriundos de Paços de Brandão, que  adquiriram a unidade fabril na década de setenta do século XX. A evolução tecnológica alterou o processo de fabrico folha a folha, evoluindo para o sistema de fabrico contínuo, em forma redonda. Consitui-se nos tempos atuais como uma das mais modernas unidades papeleiras do norte do país e a indústria mais antiga do concelho de Espinho. É com enorme satisfação que o Museu Municipal de Espinho apresenta a público nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso uma exposição documental que retrata o quotidiano de uma indústria que transporta no seu curriculum 163 anos de atividade contínua.

[Em construção]